quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Algumas Dicas de primeiros socorros

Dicas de primeiros socorros


Vítimas de acidentes muitas vezes ficam entre a vida e a morte, caso faltar um correto atendimento de emergência, a vítima poderá morrer ou sofrer anos irreversíveis. A seguir, são apresentadas algumas dicas de primeiros socorros, úteis em caso de emergência e que podem ser empregadas para manutenção da vida, evitando o agravamento do seu estado até a chegada do socorro especializado.

Dentre as características indispensáveis ao socorrista, destaca-se a “calma”. A vítima espera encontrar na ação do socorrista conforto e segurança. Portanto, a abordagem da vítima deve ser feita com tranqüilidade, com tom de voz moderada e, sobretudo, inspirar confiança.

Peça colaborações de outras pessoas, sempre que possível, deixando-se liderar por quem tiver maior conhecimento e experiência. Quem for escolhido para liderar solicita a ajuda dos demais, com calma e firmeza, e demonstra rapidamente a cada um o que deve ser feito.

Examine o local do acidente, identificando que quantas são e onde estão às vítimas. A importância desse procedimento é evidente, pois algumas vidas podem estar em grave risco. Identifique a possibilidade de perigos iminentes. Após o acidente, a vítima pode às vezes ser encontrada em local de perigo, como próxima de cabos eletrificados, de vazamento de produtos químicos, etc. Nesses casos, é preciso afastar o perigo de um novo acidente imediatamente.

O próximo passo é chamar por socorro especializado. Quanto antes for acionado o socorro especializado, antes serão atendidas as vítimas. Deve-se fornecer ao serviço de emergência o maior número possível de informações que possam facilitar o acesso às vítimas. Informações, tais como, o local exato e o tipo de acidente, uma descrição das vitimas (idade, sexo), se há vítimas inconscientes, qual a gravidade dos ferimentos das vítimas mais atingidas.

Até o socorro chegar ao local do acidente, o socorrista deve ter como prioridade o suporte básico de vida (garantia de manutenção da respiração e circulação da vítima). Em outras palavras o socorrista deve manter a vítima respirando e com o coração proporcionando o bombeamento do sangue para os diversos sistemas do corpo humano.

Essas dicas de primeiros socorros são desenvolvidas para a realidade do local da ocorrência que antecede a entrega da vítima no ambiente hospitalar. Contudo, é bom lembrar que o socorrista não é herói, deve ter bom senso e não ultrapassar os seus limites técnico e físico.



Hemorragia externa

Hemorragia externa causada pela perda de sangue alterando o fluxo normal da circulação devido ao rompimento de um vaso sanguíneo (veia ou artéria). Se não for prestado atendimento, pode levar ao Estado de Choque. Uma hemorragia externa não controlada pode até mesmo causar a morte em 3 a 5 minutos.

A seguir, são apresentadas algumas dicas de primeiros socorros para o atendimento em caso de hemorragia externa. É importante lembrar que esse atendimento deve ser utilizado para manutenção da vida, evitando o agravamento do seu estado até a chegada do socorro especializado.

1. Devido ao fluxo de sangue intenso, localize o local exato da hemorragia para que o atendimento não ocorra no local errado.

2. Evite entrar em contato com sangue ou fluidos corpóreos da vítima, para tal projeta-se fazendo uso de luvas.

3. Sem prejudicar a circulação no local do ferimento, faça um curativo compressivo. Utilize um pano limpo dobrado, no local do ferimento que ocasiona a hemorragia, após faça uma atadura em volta com tiras de pano ou um cinto. Não utilize arames, barbante, fios, esses objetos podem dificultar a circulação.

4. No caso da hemorragia for em uma extremidade (braço, perna), eleve o membro. Nunca eleve o membro se existir a possibilidade de fratura.

5. Utilize os dedos para pressionar a área para auxiliar a estancar a hemorragia. Se após a realização do curativo compressivo, o sangue continue saindo, não retire os panos molhados de sangue para que o processo de coagulação não seja interrompido. Coloque outro pano limpo em cima e uma nova atadura.

6. Nunca use torniquete. O seu uso pode levar a amputação cirúrgica do membro caso não seja afrouxado corretamente e no tempo certo.

Queimaduras

O principal agente causador das queimaduras é o fogo. Já, as queimaduras produzidas pela eletricidade são as que causam maior impacto, podendo resultar em perda funcional e/ou anatômica de membros do corpo.

De acordo com pesquisas, três em cada cem vítimas morrem em decorrência das queimaduras. A seguir, são apresentadas algumas dicas de primeiros socorros para o atendimento em caso de queimaduras.

É importante lembrar que o risco de morte em caso de queimaduras aumenta conforme aumenta a área afetada, portanto esse atendimento deve ser utilizado para manutenção da vida, evitando o agravamento do seu estado até a chegada do socorro especializado. As queimaduras maiores devem ser tratadas em Centros de Tratamentos de Queimados.

1. Em caso de queimadura por fogo, identifique se alguma parte está pegando fogo. Tenta abafar com pano ou se for grande parte do corpo use um cobertor. De forma alguma role a pessoa no chão isso pode maiores lesões.

2. Tente retirar a roupa da vítima, excesso se ela estiver grudada no corpo, pois pode agravar as lesões. Da mesma forma retire objetos, como relógio, pulseira e correntes que não estiverem grudados.

3. Caso a vítima entre em Estado de Choque, siga as instruções para o atendimento em caso de estado de choque.

4. Molhe com água corrente um pano (queimadura pequena) ou lençol úmido (todo corpo), utilize para proteger a vítima. Encaminhe a vítima a um hospital ou aguarde a chegada do socorro.

5. Caso a queimadura for provocada por água fervente, lave com água corrente, o que fará aliviar a dor. De forma alguma utilize alguma pomada ou produtos caseiros na área afetada pela queimadura, somente água.

6. Molhe um pano com água corrente, utilize para proteger a vítima. Encaminhe a vítima a um hospital ou aguarde a chegada do socorro.

Estado de Choque

O Estado de Choque caracteriza-se pela diminuição do fluxo sangüíneo com deficiente oxigenação dos órgãos vitais. Estado de Choque tem como principais causas: hemorragias interna ou externa, fraturas e infecções graves, distúrbios circulatórios, queimaduras extensas, choques elétricos, envenenamentos, permanência por longo tempo em extremos de calor e frio.

Após acidentes, a vitimas podem entrar em estado de choque, em um período de minutos ou horas. Caso não for tratado, o estado de choque pode levar à morte.

A seguir, são apresentadas algumas dicas de primeiros socorros para o atendimento em caso de estado que choque. É importante lembrar que esse atendimento deve ser utilizado para manutenção da vida, evitando o agravamento do seu estado até a chegada do socorro especializado.

1. Deve-se observar se não há nada que possa asfixiar a vítima. Verifique a presença de chicletes, próteses ou secreções na boca da vítima.

2. Tente identificar a causa do Estado de Choque e se possível eliminar a causa. Por exemplo, se constatada uma hemorragia tente estancá-la.

3. Afrouxe roupas para facilitar a ventilação. Após, verifique se não há nada obstruindo as vias aéreas e se a respiração está normal.

4. Mantenha os membros inferiores elevados. OBS: Só execute essa etapa se não houver fratura nos membros inferiores ou suspeita de hemorragias no crânio.

5. Tente manter a vítima aquecida (use cobertos ou outro artifício disponível), controle a temperatura corporal.

6. Se a vítima estiver consciente converse com ela, tenta acalmá-la e controle seu estado até a chegada do socorro médico.

Observações:

- Não dê líquidos a vítima, por estar com seus reflexos diminuídos ela pode se afogar ou até mesmo interferir em caso de necessidade de cirurgia.

- Caso a vítima esteja vomitando sangue existe risco de se asfixiar. Evite isso virando o pescoço da vítima para o lado (só faça isso se não houver possibilidade de lesão da coluna cervical). Caso haja suspeita de lesão cervical, imobilize a vítima improvisando uma maca e vire-a para o lado.

Fraturas

A Fratura é a quebra total ou parcial do osso causada por uma pancada muito forte, uma queda ou esmagamento. A fratura é considerada fechada quando não houver rompimento da pele, ou aberta (fratura exposta) quando ocorre rompimento da pele. Este tipo de fratura pode causar hemorragia externa, provocando risco iminente de infecção.

A seguir, são apresentadas algumas dicas de primeiros socorros para o atendimento em caso de fratura. É importante lembrar que esse atendimento deve ser utilizado para manutenção da vida, evitando o agravamento do seu estado até a chegada do socorro especializado.

1. Chame socorro médico especializado, caso seja enviada uma ambulância não realize esse atendimento, deixe a cargo da equipe de socorro que dispõe material mais adequado para o mesmo. Em um local onde não há ambulância e seja necessário transportar, siga os passos para atendimento em caso de fratura, possibilitando a imobilização adequada para transportar a vítima.

2. Tente não movimentar o local fraturado.

3. Caso a fratura seja em alguma extremidade (mão, braço, perna) retire objetos (relógio, anéis, calçados) que diminuem a circulação. Esses objetos podem causar edema (inchaço) no membro atingido.

4. Se houver sangramento pode haver fratura exposta. Proteja o local com um pano limpo e enrole com uma atadura no local do sangramento.

5. Não comprima o osso. Tente imobilize o membro (improvisando uma tala) da maneira que se encontra, sem movimentá-lo.

6. Em caso de fratura nas extremidades superiores (braço e mão), faça uma tipóia para manter o local imóvel.

7. Nunca tente colocar o osso no lugar, esse procedimento deve ser realizado por um médico dentro do hospital, com todos os cuidados necessários.

8. Caso exista suspeita de fratura na coluna cervical ou no crânio, tente manter o pescoço imóvel. Proteja a cabeça da vítima para que não faça movimentos. Nunca eleve ou vire de lado a cabeça da vítima.

9. Se existir a possibilidade de fratura na bacia, pode haver risco de hemorragia interna devido a rompimentos de vasos sangüíneos. Observe se há presença de sinais e sintomas que possam levar ao Estado de Choque.

10. Se você tiver que transportar a vítima, imobilize-a em uma superfície rígida (improvise uma espécie de maca). Fixe o corpo na maca (usando, por exemplo, tiras de pano), projeta o pescoço.

Convulsões

A convulsão, normalmente é muito estressante, a principal dica é manter a calma para que se possa, efetivamente, ajudar. É importante saber que a maioria das convulsões dura menos que 5 minutos e que a mortalidade durante a crise é baixa.

Caso a convulsão seja provocada por um acidente ou um atropelamento, não retire a vítima do local, atenda-a e aguarde a chegada do socorro médico. Conforme a gravidade, se a vítima for transportada de forma inadequada ela pode até mesmo morrer.

A seguir, são apresentadas algumas dicas de primeiros socorros para o atendimento em caso de convulsão.

1. Deite a pessoa no chão, em um local sem objetos que possam causar lesões. Crie espaço em volta da vítima afastando curiosos.

2. Utilize a mão, roupa, travesseiro, ou outra forma para proteger a cabeça da vítima. Vire de lado a cabeça da vítima para que a saliva escorra, dessa forma se evita que a pessoa se afogue.

3. Deixe livres braços e pernas, de forma alguma os imobilize.

4. Afrouxe roupas para facilitar a ventilação. Após, verifique se não há nada obstruindo as vias aéreas e se a
respiração está normal.

5. Não tente segurar a língua com os dedos, nem tente colocar objetos, como colher, caneta, na boca para segurá-la.

6. Vire a cabeça de dado. Isto virará também a língua, e dessa forma será liberada a passagem do ar.

7. Para facilitar a respiração, limpe as secreções salivares com auxílio de um papel ou uma toalha.

Depois de passar a convulsão, enquanto não chegar o socorro especializado, caso a vítima quiser dormir, deixe-a descansar, enquanto aguarda o socorro.

De forma alguma medique a vítima, pois os reflexos podem não estar totalmente recuperados, e a vítima pode se afogar tentando engolir o comprimido e a água.

Cardio-respiratória


O atendimento em caso de parada cardio-respiratória tem como principal objetivo o suporte básico de vida, ou seja, manter a vítima respirando e com o coração proporcionando o bombeamento do sangue para os diversos sistemas do corpo humano, durante o tempo que se espera por atendimento médico.

A seguir, são apresentados passos para uma ressuscitação cardio-respiratória, muito importante para o atendimento em caso de parada cardio-respiratória.

1. Deite a vítima em uma superfície dura com a barriga para cima.

2. Incline a cabeça da vítima e tracione o queixo para trás. A extensão da cabeça, permite a elevação da mandíbula permitindo que o ar passe livremente.

3. Caso haja uma pessoa socorrendo a vítima, deve-se fazer dois movimentos respiratórios e após quinze compressões cardíacas, verificando o pulso a cada quatro ciclos. Caso haja duas pessoas socorrendo deve-se realizar um movimento respiratório para cada cinco compressões cardíacas, verificando o pulso a cada quatro ciclos. Não pare a ressuscitação, mantenha o ritmo até a chegada do socorro ou até a recuperação dos movimentos cardíacos e respiratórios espontâneos.

Movimentos respiratórios: puxe bastante ar e cole a sua boca na boca da vítima e insufle, até que haja elevação do tórax. As narinas da vítima devem ser fechadas com os dedos polegar e indicador, para evitar a saída do ar que está sendo insuflado.

Compressões cardíacas: ache o local da massagem cardíaca externa. O local da massagem cardíaco externa é achado colocando a mão dois dedos acima do Apêndice Xifóide. As mãos devem ser sobrepostas, dedos entrelaçados e somente uma das mãos em contato com o osso Esterno. As compressões fazem com que o sangue circule, substituindo assim o trabalho que seria feito pelo coração.

Pesquisas comprovam que pacientes que receberam a ressuscitação cardio-respiratória, ao sofrerem uma parada cardio-respiratória, possuem uma maior taxa de sobrevivência, pois a ressuscitação garante a manutenção da respiração e circulação da vítima até o atendimento médico.

http://www.dicasdesaude.net/primeiros-socorros/

Nenhum comentário: