quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Advogados mostram como recorrer à Justiça para conseguir remédios de alto custo

Saber onde e para quem recorrer pode garantir o medicamento mais rapidamente

 
Apesar de ser um direito autorizado por lei, conseguir medicamentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) nem sempre é fácil. Quem não tem condições de arcar com remédios e tratamentos pode recorrer à rede pública, mas sabe que poderá enfrentar burocracia, filas e demora.
Até porque o governo tem autonomia para negar pedidos que achar inválidos, já que também depende de repasses federais e estaduais. Diante disso, a população pode recorrer de diferentes maneiras até provar que realmente precisa do remédio. A quem e como recorrer? O R7 responde.
Para esclarecer essas questões, consultamos os advogados especialistas em Direito da Saúde, Tiago Matos Farina, diretor jurídico do Instituto Oncoguia e Vinícius de Abreu, representante jurídico da Ong Saúde 

Legal, que apontam dez passos necessários para conseguir os medicamentos.

Primeiro passo
Apresente o Cartão Nacional de Saúde
Para conseguir um, basta você se dirigir a qualquer posto básico de saúde e apresentar o documento de identidade e comprovante de residência. A carteirinha será feita na hora. Leve também uma cópia simples do documento.

Segundo passo
Apresente uma cópia do documento de identidade
Para todos os efeitos, leve também o exemplar original junto a uma cópia simples.

Terceiro passo
Apresente o laudo médico preenchido
O laudo médico para solicitação, avaliação e autorização de Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica geralmente é fornecido e preenchido pelo próprio médico. Caso ele não forneça, peça o formulário em uma unidade de saúde e volte ao consultório para ele preencher.
O laudo detalha aspectos da doença do paciente e do tratamento, de modo a deixar clara a necessidade do uso do medicamento. Nesse relatório, o médico deve mencionar o código da doença na Classificação Internacional de Doenças e indicar seu número de cadastro no Conselho Regional de Medicina, assinar e carimbar o seu nome completo. Leve uma cópia simples junto a original.

Quarto passo
Apresente a receita médica
O laudo médico não exclui a necessidade da apresentação da receita médica, que deve ser anexada junto com os demais documentos. Nela, o médico deve mencionar o nome do remédio com seu princípio ativo e o nome genérico, a quantidade necessária a ser usada por dia, semana ou mês e a indicação de comprimidos, frascos ou refis. A receita é válida somente por 30 dias. Leve uma cópia simples também.

Quinto passo
Apresente uma cópia do comprovante de residência
É mais seguro levar a unidade de saúde o exemplar original junto a uma cópia simples.

Sexto passo
Vá a uma das unidades responsáveis pelos remédios de alto-custo
Informe-se na unidade de saúde onde você passou por consulta ou onde pegou o laudo médico sobre esse espaço. Somente neles você poderá fazer o pedido administrativo do remédio. Essas unidades funcionam geralmente de segunda a sexta-feira das 7h às 17h30 e aos sábados das 7h às 10h. Lá, apresente a lista de documentos listados abaixo.

Sétimo passo
Peça cópia do protocolo do pedido
Ao fazer o pedido, peça uma cópia do protocolo. Isso fará toda a diferença se você não receber o medicamento. Para poder ingressar com uma ação judicial, você vai precisar do documento que comprova que houve solicitação. Feito isso, o funcionário que pegou os documentos vai iniciar um procedimento administrativo para obtenção do medicamento. Por meio de um telegrama, você saberá quando e onde – geralmente uma unidade de saúde mais próxima de sua casa – o remédio vai estar disponível. No entanto, não há prazos regulares, podendo ser entregue na hora, em dias ou em até três meses (em casos extremos).

Oitavo passo
Fazer um requerimento administrativo
Nem sempre os pedidos são aceitos, mesmo casos considerados urgentes. Quando isso acontece, o paciente pode entrar com um requerimento administrativo na Secretaria de Saúde de seu estado ou com uma ação na Justiça. O procedimento é simples: o paciente escreve uma carta informando ter determinada doença para qual o médico lhe receitou o medicamento. O pedido médico deve estar anexado ao documento.
É possível partir para uma ação judicial tão logo ocorra à negativa, mas, segundo os advogados, vale fazer o requerimento primeiro porque, além de não haver necessidade de um advogado para isso – qualquer pessoa pode fazer – o juiz pode não dar ganho de causa justamente por achar que o paciente “queimou etapas”, explica Farina.
- Muitas vezes o juiz não dá ganho de causa ao paciente alegando que não entrou anteriormente com o pedido administrativo.
Se o paciente não receber o medicamento em até 15 dias, pode entrar com medida judicial.

Nono passo
Procure um Juizado Especial da Fazenda Pública
Qualquer pessoa pode ingressar com ações nos Juizados de forma gratuita e sem a necessidade de contratar advogado. Mas isso só é possível desde que o custo do medicamento seja de no máximo 60 salários mínimos, num período de 12 meses. Em alguns estados brasileiros, os Juizados Especiais ainda não estão em pleno funcionamento. Por isso, vale checar se já há um juizado no seu Estado de origem.
Os Juizados Especiais da Fazenda Pública foram criados para julgar causas contra Estados, Distrito Federal e Municípios, ou seja, é por essa via que uma pessoa comum pode processar o governo. Portanto, cabe a esses juizados apreciarem ações de fornecimento de medicamentos, disponibilidade de vagas em leitos de hospitais e UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), além de realização de exames e cirurgias.

Décimo passo
Procure a Defensoria Pública
Os defensores públicos são advogados que prestam serviços gratuitos de orientação jurídica e de defesa para quem não pode pagar um advogado. Via de regra, o defensor público atende pessoas que têm renda familiar de até três salários mínimos. É indicado para casos de urgência. Ao entrar em contato com um, mostre os mesmos documentos que foram entregues na unidade de saúde junto à cópia do protocolo. Ela é a prova de que houve a solicitação para contestar a negativa.

http://noticias.r7.com/saude/noticias/advogados-mostram-como-recorrer-a-justica-para-conseguir-remedios-de-alto-custo-20110413.html

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Orquestra Abadiense de Viola

A Orquestra Abadiense de Viola Caipira, de Martinho Campos, reúne músicos com idade entre 10 e 64 anos. O grupo conta 24 integrantes, entre os quais o pequeno músico Léo, que completou dez anos recentemente, e é o responsável pelo único acordeom da orquestra, a qual tem em sua maioria crianças e adolescentes apaixonados pelos ritmos sertanejos.

Os músicos mirins encantam com um repertório que valoriza e resgata músicas de raiz , a exemplo de “Menino da Porteira”, “Chalana” e “Comitiva Esperança”. A orquestra foi criada em 2008, com o objetivo de resgatar a cultura da região por meio de atividades culturais. Em 2010, criou uma escolinha de música para crianças carentes, a Escolinha Musical Dedinhos de Ouro. 


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CONCURSO CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 2012

A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, por meio da Superintendência Nacional de Desenvolvimento Humano e Profissional, realizará, sob a responsabilidade da FUNDAÇÃO CESGRANRIO, Concurso Público com vistas à formação de cadastro de reserva para o cargo de Técnico Bancário Novo, nível médio, da Carreira Administrativa, para lotação nos municípios e unidades constantes no Anexo II, mediante as condições estabelecidas neste Edital.
As Inscrições pela Internet estarão abertas de 27 de Fevereiro a 13 de Março de 2012 às 23:59 h pelo HORÁRIO DE BRASÍLIA.

Os Pedidos de Isenção de Taxa pela Internet estarão abertos de 27 a 28 de Fevereiro de 2012 às 23:59 h pelo HORÁRIO DE BRASÍLIA.

Taxa de Inscrição: R$ 37,00


EDITAL



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Uma Artista Desconhecida

Eliane Maria de Mamann











Horários de Ônibus


http://www.amomartinhocampos.com.br Garota Destaque Fevereiro 2012























Algumas Dicas de primeiros socorros

Dicas de primeiros socorros


Vítimas de acidentes muitas vezes ficam entre a vida e a morte, caso faltar um correto atendimento de emergência, a vítima poderá morrer ou sofrer anos irreversíveis. A seguir, são apresentadas algumas dicas de primeiros socorros, úteis em caso de emergência e que podem ser empregadas para manutenção da vida, evitando o agravamento do seu estado até a chegada do socorro especializado.

Dentre as características indispensáveis ao socorrista, destaca-se a “calma”. A vítima espera encontrar na ação do socorrista conforto e segurança. Portanto, a abordagem da vítima deve ser feita com tranqüilidade, com tom de voz moderada e, sobretudo, inspirar confiança.

Peça colaborações de outras pessoas, sempre que possível, deixando-se liderar por quem tiver maior conhecimento e experiência. Quem for escolhido para liderar solicita a ajuda dos demais, com calma e firmeza, e demonstra rapidamente a cada um o que deve ser feito.

Examine o local do acidente, identificando que quantas são e onde estão às vítimas. A importância desse procedimento é evidente, pois algumas vidas podem estar em grave risco. Identifique a possibilidade de perigos iminentes. Após o acidente, a vítima pode às vezes ser encontrada em local de perigo, como próxima de cabos eletrificados, de vazamento de produtos químicos, etc. Nesses casos, é preciso afastar o perigo de um novo acidente imediatamente.

O próximo passo é chamar por socorro especializado. Quanto antes for acionado o socorro especializado, antes serão atendidas as vítimas. Deve-se fornecer ao serviço de emergência o maior número possível de informações que possam facilitar o acesso às vítimas. Informações, tais como, o local exato e o tipo de acidente, uma descrição das vitimas (idade, sexo), se há vítimas inconscientes, qual a gravidade dos ferimentos das vítimas mais atingidas.

Até o socorro chegar ao local do acidente, o socorrista deve ter como prioridade o suporte básico de vida (garantia de manutenção da respiração e circulação da vítima). Em outras palavras o socorrista deve manter a vítima respirando e com o coração proporcionando o bombeamento do sangue para os diversos sistemas do corpo humano.

Essas dicas de primeiros socorros são desenvolvidas para a realidade do local da ocorrência que antecede a entrega da vítima no ambiente hospitalar. Contudo, é bom lembrar que o socorrista não é herói, deve ter bom senso e não ultrapassar os seus limites técnico e físico.



Hemorragia externa

Hemorragia externa causada pela perda de sangue alterando o fluxo normal da circulação devido ao rompimento de um vaso sanguíneo (veia ou artéria). Se não for prestado atendimento, pode levar ao Estado de Choque. Uma hemorragia externa não controlada pode até mesmo causar a morte em 3 a 5 minutos.

A seguir, são apresentadas algumas dicas de primeiros socorros para o atendimento em caso de hemorragia externa. É importante lembrar que esse atendimento deve ser utilizado para manutenção da vida, evitando o agravamento do seu estado até a chegada do socorro especializado.

1. Devido ao fluxo de sangue intenso, localize o local exato da hemorragia para que o atendimento não ocorra no local errado.

2. Evite entrar em contato com sangue ou fluidos corpóreos da vítima, para tal projeta-se fazendo uso de luvas.

3. Sem prejudicar a circulação no local do ferimento, faça um curativo compressivo. Utilize um pano limpo dobrado, no local do ferimento que ocasiona a hemorragia, após faça uma atadura em volta com tiras de pano ou um cinto. Não utilize arames, barbante, fios, esses objetos podem dificultar a circulação.

4. No caso da hemorragia for em uma extremidade (braço, perna), eleve o membro. Nunca eleve o membro se existir a possibilidade de fratura.

5. Utilize os dedos para pressionar a área para auxiliar a estancar a hemorragia. Se após a realização do curativo compressivo, o sangue continue saindo, não retire os panos molhados de sangue para que o processo de coagulação não seja interrompido. Coloque outro pano limpo em cima e uma nova atadura.

6. Nunca use torniquete. O seu uso pode levar a amputação cirúrgica do membro caso não seja afrouxado corretamente e no tempo certo.

Queimaduras

O principal agente causador das queimaduras é o fogo. Já, as queimaduras produzidas pela eletricidade são as que causam maior impacto, podendo resultar em perda funcional e/ou anatômica de membros do corpo.

De acordo com pesquisas, três em cada cem vítimas morrem em decorrência das queimaduras. A seguir, são apresentadas algumas dicas de primeiros socorros para o atendimento em caso de queimaduras.

É importante lembrar que o risco de morte em caso de queimaduras aumenta conforme aumenta a área afetada, portanto esse atendimento deve ser utilizado para manutenção da vida, evitando o agravamento do seu estado até a chegada do socorro especializado. As queimaduras maiores devem ser tratadas em Centros de Tratamentos de Queimados.

1. Em caso de queimadura por fogo, identifique se alguma parte está pegando fogo. Tenta abafar com pano ou se for grande parte do corpo use um cobertor. De forma alguma role a pessoa no chão isso pode maiores lesões.

2. Tente retirar a roupa da vítima, excesso se ela estiver grudada no corpo, pois pode agravar as lesões. Da mesma forma retire objetos, como relógio, pulseira e correntes que não estiverem grudados.

3. Caso a vítima entre em Estado de Choque, siga as instruções para o atendimento em caso de estado de choque.

4. Molhe com água corrente um pano (queimadura pequena) ou lençol úmido (todo corpo), utilize para proteger a vítima. Encaminhe a vítima a um hospital ou aguarde a chegada do socorro.

5. Caso a queimadura for provocada por água fervente, lave com água corrente, o que fará aliviar a dor. De forma alguma utilize alguma pomada ou produtos caseiros na área afetada pela queimadura, somente água.

6. Molhe um pano com água corrente, utilize para proteger a vítima. Encaminhe a vítima a um hospital ou aguarde a chegada do socorro.

Estado de Choque

O Estado de Choque caracteriza-se pela diminuição do fluxo sangüíneo com deficiente oxigenação dos órgãos vitais. Estado de Choque tem como principais causas: hemorragias interna ou externa, fraturas e infecções graves, distúrbios circulatórios, queimaduras extensas, choques elétricos, envenenamentos, permanência por longo tempo em extremos de calor e frio.

Após acidentes, a vitimas podem entrar em estado de choque, em um período de minutos ou horas. Caso não for tratado, o estado de choque pode levar à morte.

A seguir, são apresentadas algumas dicas de primeiros socorros para o atendimento em caso de estado que choque. É importante lembrar que esse atendimento deve ser utilizado para manutenção da vida, evitando o agravamento do seu estado até a chegada do socorro especializado.

1. Deve-se observar se não há nada que possa asfixiar a vítima. Verifique a presença de chicletes, próteses ou secreções na boca da vítima.

2. Tente identificar a causa do Estado de Choque e se possível eliminar a causa. Por exemplo, se constatada uma hemorragia tente estancá-la.

3. Afrouxe roupas para facilitar a ventilação. Após, verifique se não há nada obstruindo as vias aéreas e se a respiração está normal.

4. Mantenha os membros inferiores elevados. OBS: Só execute essa etapa se não houver fratura nos membros inferiores ou suspeita de hemorragias no crânio.

5. Tente manter a vítima aquecida (use cobertos ou outro artifício disponível), controle a temperatura corporal.

6. Se a vítima estiver consciente converse com ela, tenta acalmá-la e controle seu estado até a chegada do socorro médico.

Observações:

- Não dê líquidos a vítima, por estar com seus reflexos diminuídos ela pode se afogar ou até mesmo interferir em caso de necessidade de cirurgia.

- Caso a vítima esteja vomitando sangue existe risco de se asfixiar. Evite isso virando o pescoço da vítima para o lado (só faça isso se não houver possibilidade de lesão da coluna cervical). Caso haja suspeita de lesão cervical, imobilize a vítima improvisando uma maca e vire-a para o lado.

Fraturas

A Fratura é a quebra total ou parcial do osso causada por uma pancada muito forte, uma queda ou esmagamento. A fratura é considerada fechada quando não houver rompimento da pele, ou aberta (fratura exposta) quando ocorre rompimento da pele. Este tipo de fratura pode causar hemorragia externa, provocando risco iminente de infecção.

A seguir, são apresentadas algumas dicas de primeiros socorros para o atendimento em caso de fratura. É importante lembrar que esse atendimento deve ser utilizado para manutenção da vida, evitando o agravamento do seu estado até a chegada do socorro especializado.

1. Chame socorro médico especializado, caso seja enviada uma ambulância não realize esse atendimento, deixe a cargo da equipe de socorro que dispõe material mais adequado para o mesmo. Em um local onde não há ambulância e seja necessário transportar, siga os passos para atendimento em caso de fratura, possibilitando a imobilização adequada para transportar a vítima.

2. Tente não movimentar o local fraturado.

3. Caso a fratura seja em alguma extremidade (mão, braço, perna) retire objetos (relógio, anéis, calçados) que diminuem a circulação. Esses objetos podem causar edema (inchaço) no membro atingido.

4. Se houver sangramento pode haver fratura exposta. Proteja o local com um pano limpo e enrole com uma atadura no local do sangramento.

5. Não comprima o osso. Tente imobilize o membro (improvisando uma tala) da maneira que se encontra, sem movimentá-lo.

6. Em caso de fratura nas extremidades superiores (braço e mão), faça uma tipóia para manter o local imóvel.

7. Nunca tente colocar o osso no lugar, esse procedimento deve ser realizado por um médico dentro do hospital, com todos os cuidados necessários.

8. Caso exista suspeita de fratura na coluna cervical ou no crânio, tente manter o pescoço imóvel. Proteja a cabeça da vítima para que não faça movimentos. Nunca eleve ou vire de lado a cabeça da vítima.

9. Se existir a possibilidade de fratura na bacia, pode haver risco de hemorragia interna devido a rompimentos de vasos sangüíneos. Observe se há presença de sinais e sintomas que possam levar ao Estado de Choque.

10. Se você tiver que transportar a vítima, imobilize-a em uma superfície rígida (improvise uma espécie de maca). Fixe o corpo na maca (usando, por exemplo, tiras de pano), projeta o pescoço.

Convulsões

A convulsão, normalmente é muito estressante, a principal dica é manter a calma para que se possa, efetivamente, ajudar. É importante saber que a maioria das convulsões dura menos que 5 minutos e que a mortalidade durante a crise é baixa.

Caso a convulsão seja provocada por um acidente ou um atropelamento, não retire a vítima do local, atenda-a e aguarde a chegada do socorro médico. Conforme a gravidade, se a vítima for transportada de forma inadequada ela pode até mesmo morrer.

A seguir, são apresentadas algumas dicas de primeiros socorros para o atendimento em caso de convulsão.

1. Deite a pessoa no chão, em um local sem objetos que possam causar lesões. Crie espaço em volta da vítima afastando curiosos.

2. Utilize a mão, roupa, travesseiro, ou outra forma para proteger a cabeça da vítima. Vire de lado a cabeça da vítima para que a saliva escorra, dessa forma se evita que a pessoa se afogue.

3. Deixe livres braços e pernas, de forma alguma os imobilize.

4. Afrouxe roupas para facilitar a ventilação. Após, verifique se não há nada obstruindo as vias aéreas e se a
respiração está normal.

5. Não tente segurar a língua com os dedos, nem tente colocar objetos, como colher, caneta, na boca para segurá-la.

6. Vire a cabeça de dado. Isto virará também a língua, e dessa forma será liberada a passagem do ar.

7. Para facilitar a respiração, limpe as secreções salivares com auxílio de um papel ou uma toalha.

Depois de passar a convulsão, enquanto não chegar o socorro especializado, caso a vítima quiser dormir, deixe-a descansar, enquanto aguarda o socorro.

De forma alguma medique a vítima, pois os reflexos podem não estar totalmente recuperados, e a vítima pode se afogar tentando engolir o comprimido e a água.

Cardio-respiratória


O atendimento em caso de parada cardio-respiratória tem como principal objetivo o suporte básico de vida, ou seja, manter a vítima respirando e com o coração proporcionando o bombeamento do sangue para os diversos sistemas do corpo humano, durante o tempo que se espera por atendimento médico.

A seguir, são apresentados passos para uma ressuscitação cardio-respiratória, muito importante para o atendimento em caso de parada cardio-respiratória.

1. Deite a vítima em uma superfície dura com a barriga para cima.

2. Incline a cabeça da vítima e tracione o queixo para trás. A extensão da cabeça, permite a elevação da mandíbula permitindo que o ar passe livremente.

3. Caso haja uma pessoa socorrendo a vítima, deve-se fazer dois movimentos respiratórios e após quinze compressões cardíacas, verificando o pulso a cada quatro ciclos. Caso haja duas pessoas socorrendo deve-se realizar um movimento respiratório para cada cinco compressões cardíacas, verificando o pulso a cada quatro ciclos. Não pare a ressuscitação, mantenha o ritmo até a chegada do socorro ou até a recuperação dos movimentos cardíacos e respiratórios espontâneos.

Movimentos respiratórios: puxe bastante ar e cole a sua boca na boca da vítima e insufle, até que haja elevação do tórax. As narinas da vítima devem ser fechadas com os dedos polegar e indicador, para evitar a saída do ar que está sendo insuflado.

Compressões cardíacas: ache o local da massagem cardíaca externa. O local da massagem cardíaco externa é achado colocando a mão dois dedos acima do Apêndice Xifóide. As mãos devem ser sobrepostas, dedos entrelaçados e somente uma das mãos em contato com o osso Esterno. As compressões fazem com que o sangue circule, substituindo assim o trabalho que seria feito pelo coração.

Pesquisas comprovam que pacientes que receberam a ressuscitação cardio-respiratória, ao sofrerem uma parada cardio-respiratória, possuem uma maior taxa de sobrevivência, pois a ressuscitação garante a manutenção da respiração e circulação da vítima até o atendimento médico.

http://www.dicasdesaude.net/primeiros-socorros/
ALIMENTOS QUE AJUDAM A PREVENIR O CANCÊR


   

CÂNCER CERVICAL

O que é: O câncer cervical ou câncer do colo do útero é um tipo de câncer que ocorre no colo do útero (cérvice uterino). Está estreitamente relacionado com o vírus HPV.

Tratamento: O tratamento geralmente é por cirurgia, radioterapia e na quimioterapia. O tratamento depende das condições do paciente do tipo de tumor e da sua procedência.

Prevenção: A prevenção pode ser feita através da vacina contra o HPV em pessoas que ainda não tiveram contato com o vírus HPV.
Através do exame de Papanicolau é possível realizar a monitorização das mulheres.

Alimentos que ajudam a prevenir o câncer cervical: Vitamina B encontrada em alimentos que contém alto teor de ácido fólico, podem bloquear o vírus responsável pelo câncer cervical. Esta substância encontra-se na vagem, no feijão seco e no brócolis. Uma pesquisa revelou que mulheres que tinham nível mais alto de licopeno no sangue, têm cinco vezes menor risco de desenvolver a doença em se comparando com aquelas que tem menor nível de licopeno. A melhor fonte de licopeno é o tomate, deve estar sempre em nossa dieta.

CÂNCER DE PULMÃO

O que é: O câncer de pulmão é o um tumor maligno,é a expansão e transformação maligna do tecido pulmonar. É o tipo mais letal de câncer/cancro no mundo todo, responsável por 1,2 milhões de mortes anualmente. É causado principalmente pelo hábito de fumar cigarro, e afeta homens predominantemente, mas o número de câncer de pulmão em mulheres vem aumentando em decorrência do aumento do tabagismo.

Tratamento: O tratamento para o câncer de pulmão depende do tipo celular específico do câncer, o quanto ele se espalhou e o estado do paciente. Os principais tratamentos incluem cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

Prevenção: Evitar a prática do fumo de cigarros – Se você fuma, pergunte para seu médico que maneiras seguras existem para ajudá-lo a deixar de fumar.
Evite ser fumante passivo – Escolha áreas de não fumantes em restaurantes e hotéis. Também, peça para os convidados de casa que fumem ao ar livre, especialmente se há as crianças em casa.

Alimentos que ajudam a prevenir o câncer de pulmão: Hortaliças e frutas podem salvar o seu pulmão e sua garganta. Isso se deve principalmente ao betacaroteno que atua como um antídoto contra o câncer pulmonar. Sua dieta deverá conter hortaliças mais verdes e também a cenoura, batata-doce e espinafre. O ideal é meia xícara por dia desses alimentos. O ácido fólico é o responsável pelos benefícios que combate ao câncer de pulmão e laringe.
É encontrado na couve, nabo, beterraba, brócolis, couve-de-bruxelas, feijão seco e soja. No Japão, o índice de câncer pulmonar, mesmo nas pessoas que fumam, não é tão alto, porque ele bebem muito chá verde.

CÂNCER DE CÓLON

O que é: Tumor maligno, canceres frequentes do aparelho digestivo ( intestino grosso ).

Tratamento:A cirurgia é o seu tratamento primário, retirando a parte do intestino afetada e os linfonodos próximos a esta região. Muitos tumores do reto são tratados com cirurgias que preservam o esfíncter anal, através da utilização dos grampeadores, evitando assim as colostomias.

Prevenção: Uma dieta rica em frutas, vegetais, fibras, cálcio, folato e pobre em gorduras animais é considerada uma medida preventiva. A ingestão excessiva e prolongada de bebidas alcóolicas deve ser evitada. Como prevenção é indicada uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos.

Alimentos que ajudam a prevenir o câncer de Cólon: Para prevenir este tipo de câncer deve-se consumir mais fibras. Elas são encontradas nos cereais, frutas, hortaliças, legumes e nozes. Se você consumir cerca de uma tigela de farelo de trigo diariamente, os índices de câncer de cólon e reto diminuem em 30%. As hortaliças também fazem parte desta ajuda incluindo os repolhos crus, que devem ser consumidos de dois em dois dias. Alimentos que contêm cálcio não devem ser economizados, pois eles conseguem suprir os efeitos fisiológicos desastrosos causados pelo câncer de cólon. Beber em média dois ou três copos de leite desnatado por dia. A pectina, uma fibra encontrada na maçã, banana, pêra, ameixa, abricó, cenoura e feijão seco, é inibidora do câncer. Então Abuse!

CÂNCER NO ESTÕMAGO

O que é: O câncer de estômago (também denominado câncer gástrico) é a doença em que células malignas são encontradas nos tecidos do estômago. Os tumores do câncer de estômago se apresentam, predominantemente, sob a forma de três tipos histológicos: o adenocarcinoma, responsável por 95% dos tumores gástricos, o linfoma, diagnosticado em cerca de 3% dos casos, e o leiomiossarcoma.

Tratamento: O tratamento cirúrgico é a principal alternativa terapêutica para o câncer de estômago. A cirurgia de ressecção (gastrectomias) de parte ou de todo o estômago associada à retirada de linfonodos, além de permitir ao paciente um alívio dos sintomas, é a única chance de cura. Para determinar a melhor abordagem cirúrgica, deve-se considerar a localização, tamanho, padrão e extensão da disseminação e tipo histológico do tumor. São também esses fatores que determinam o prognóstico do paciente. A radioterapia e a quimioterapia são considerados tratamentos secundários que associados à cirurgia podem determinar melhor resposta ao tratamento.

Prevenção: Para prevenir o câncer de estômago é fundamental uma dieta balanceada composta de vegetais crus, frutas cítricas e alimentos ricos em fibras. Além disso, é importante o combate ao tabagismo e diminuição da ingestão de bebidas alcoólicas.

Alimentos que ajudam a prevenir o câncer de estômago: Incluir em seu cardápio: repolho, brócolis, couve-flor e couve-de-bruxelas. Eles ajudam na imunização por meio do controle do estrogênio. O farelo de trigo, de aveia ou de milho ajuda a reduzir drasticamente os níveis sangüíneos de estrogênio. O feijão, principalmente o preto, contém fitoestrogênio, que inibe a doença. A soja também controla o hormônio e deve fazer parte do dia-a-dia. Os frutos do mar também inibem as células cancerígenas, principalmente o óleo de peixe, que é capaz de interferir no avanço do câncer mesmo depois de instalado.

CÂNCER DE PELE

O que é: O câncer de pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicaram-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido (neoplasia). Entre as causas que predispõe ao início desta transformação celular aparece como principal agente a exposição prolongada e repetida à radiação ultra- violeta do sol.

Tratamento: O tratamento é cirúrgico na maioria das vezes ou através da destruição das lesões por radioterapia ou criocirurgia com nitrogênio líquido. Quanto antes a lesão for retirada, maior a chance de se curar a doença e de se evitar a disseminação de células cancerosas para outros órgãos (metástases), muito rara nos casos de carcinoma basocelular mas muito frequente nos casos de melanoma não tratados.

Prevenção: Evitar a exposição excessiva ao sol da mesma forma que se evita queimaduras solares é a forma mais adequada de prevenir esse tipo de melanoma.

Alimentos que ajudam a prevenir o Câncer de pele: Para evitar o melanoma você deve 
comer mais peixes que contenham ômega-3 pelo menos duas vezes por semana. Evitar os óleos que contenham ômega-6, presente nos óleos de milho, de açafrão e girassol. O azeite de oliva não causa problema algum, frutas e hortaliças também são ricas em antioxidantes, fazendo muito bem para a sua saúde.

CÂNCER DE MAMA

O que é: O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Ele é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.

Tratamento: O tratamentos padrões para o câncer de mama são:
* Cirurgia de remoção do câncer.
* Terapia hormonal para evitar que as células cancerosas obtenham os hormônios que precisam para crescer e sobreviver.
* Radioterapia que usa raios de alta energia para matar as células cancerosas.
* Quimioterapia que usa medicação anti-câncer para matar as células cancerosas.

Prevenção: Para a prevenção do câncer de mama deve-se combater os fatores de risco com a diminuição da gordura endógena e consequente redução de peso corporal e dieta rica em vitamina A. Evitar o ganho de peso, principalmente após a menopausa. Como orientação geral, toda mulher após os 20 anos deve aprender e fazer mensalmente o auto-exame das mamas. O primeiro exame clínico das mamas deve ser realizado aos 20 anos e repetido a cada três anos até os 40 e, então, anualmente. A primeira mamografia deve ser realizada aos 35 anos, repetida aos 40 anos e a partir daí a cada dois anos até os 50 anos, quando passa a ser realizada anualmente.

Alimentos que ajudam a prevenir o Câncer de mama: Inclua no seu cardápio: repolho, brócolis, couve-flor e couve-de-bruxelas. Eles ajudam na imunização por meio do controle do estrogênio. O farelo de trigo, de aveia ou de milho são capazes de reduzir drasticamente os níveis sangüíneos de estrogênio. O feijão, principalmente o preto, contém fitoestrogênio, que inibe a doença. A soja também controla o hormônio e deve fazer parte do seu dia-a-dia. Os frutos do mar também inibem as células cancerígenas, principalmente o óleo de peixe, que é capaz de interferir no avanço do câncer mesmo depois de instalado. Frutas e hortaliças ricas em vitaminas C possuem alta proteção e devem ser consumidos pelo menos 380 miligramas por dia, podendo reduzir em até 16% o risco de câncer de mama.

Babosa no Tratamento do Cancêr




A Babosa tem auxiliado no tratamento de vários tipos de câncer: cérebro, pulmão, rins, pele, leucemia. É antitetânica. Também é de grande ajuda nos tratamentos de: alergias altas, asma, anemia, cólicas, câimbras, artrose, queimaduras, insolação, doença de pele, gangrena , diabetes, hemorróidas, furúnculos, feridas venéreas, infecção da bexiga e rins, reumatismo, insônia, icterícia, lepra, dor de ouvidos, de cabeça, de fígado, de estômago, picadas de insetos, próstata, úlceras gástricas, varizes, verrugas e vermes.

Nome científico:
Aloe arborescens

Origem do nome:
Aloe - do árabe, alloe, amargo.
Arborescens - do latim, arborescens, como uma árvore.

Nome popular:
Aloe-árvore

Origem:
Malawi, Moçanbique, África do Sul (Província de Cabo, Natal) e Zimbábue.

Descrição:
Planta caulescente com até 1,25 m de altura, apresentando intensa brotação basal e nas laterais do caule; folhas com até 50 cm de comprimento por até 5 cm de largura, suculentas, levemente pruinosas, verde claras, borda espinhenta; inflorescência com até 75 cm de comprimento; flor laranja.

Floração:
Outono.

Luminosidade:
Sendo planta muito resistente, tolera diferentes níveis de luminosidade. Desenvolve-se melhor a pleno sol.

Propagação:
Principalmente por meio das brotações basais e laterais que podem ser separadas da planta mãe e colocadas para enraizar em qualquer época. Também se reproduz por sementes, porém tal processo é muito demorado em relação ao anterior.

Observações:
Planta de crescimento e desenvolvimento vigoroso, perfeita para formar maciços a pleno sol. Suas flores são muito atraentes para beija-flores. Pode ser cultivada em vasos facilmente e, uma vez estabelecida, não requer cuidados adicionais. Esta é provavelmente a espécie de Aloe mais cultivada no mundo. Ela difere da Aloe Vera (que tem folhas mais carnudas e compridas).
É uma das plantas curativas mais perfeitas que encontramos na natureza (é uma farmácia completa). Dos 22 aminoácidos que o nosso organismo precisa, ela responde por 18. Mais que remédio, é um integrador alimentar.
Ela fortalece o nosso sistema imunológico enfraquecido. Noutras palavras, reforça as defesas naturais do nosso organismo que ao longo dos anos, podem ir cedendo por fatores físicos (alimentação errada, cigarro, bebida, etc.) ou psíquicos (frustrações, fracassos, etc.). E cedendo as resistências, abre-se o caminho à instalação de doenças. Então, a Babosa começa fazendo uma varredura no organismo, limpando o sangue. E, com o sangue limpo, tudo começa a funcionar bem: é como um carro, quando você lhe coloca um combustível de boa qualidade.
Toda a planta apresenta maior ou menor grau de toxicidade. No caso específico da babosa, o FDA (órgão governamental que controla os remédios e alimentos nos Estados Unidos, antes de liberá-los para o consumo público), declarou-a uma planta absolutamente segura.

Indicações

Aloe Arborescens (babosa)
Aloe Arborescens (babosa)
A Babosa tem auxiliado no tratamento de vários tipos de câncer: cérebro, pulmão, rins, pele, leucemia. É antitetânica. Também é de grande ajuda nos tratamentos de: alergias altas, asma, anemia, cólicas, câimbras, artrose, queimaduras, insolação, doença de pele, gangrena , diabetes, hemorróidas, furúnculos, feridas venéreas, infecção da bexiga e rins, reumatismo, insônia, icterícia, lepra, dor de ouvidos, de cabeça, de fígado, de estômago, picadas de insetos, próstata, úlceras gástricas, varizes, verrugas e vermes.
Aids – não cura, mas freia, trava o processo do vírus de tal forma que a pessoa, depois de 3 ou 4 doses, recupera seu organismo, sobretudo o fígado, que é o primeiro órgão a desmoronar.

Ação

Aloe Arborescens
Aloe Arborescens (babosa)
Fungicida, bactericida, laxante, diurética.

Preparação

1) Na coleta das folhas, prefira as mais velhas (4 a 5 anos, se possível); colha-as antes do nascer do Sol ou depois do Sol posto. Nunca em pleno Sol, por causa das radiações ultra-violetas e, geralmente, uma semana depois da chuva (Na Universidade de Israel – onde chove pouco – as pesquisas concluíram que as folhas, quanto menos água contém, mais eficazes são). Não colher a Babosa em flor (toda a energia da planta estará direcionada para a flor).
2) Ingredientes:
* duas, três ou mais folhas de babosa, de maneira que postas em fila somem um metro (300 a 400 gramas);
* meio quilo de mel puro (cuidado com o mel artificial, refinado e as falsificações em geral) e
* 40 a 50ml de bebida destilada: cachaça de alambique, gaspa, conhaque, uísque, tequila, etc. (não pode usar álcool puro, vinho, cerveja, licores)
3) Limpe as folhas do pó com um pano ou esponja; corte os espinhos das folhas; e, depois picá-las (sem remover a casca); colocar os pedaços no liquidificador juntamente com os outros ingredientes e bater, não sendo necessário coar. Bater bem, triturando o material todo. Após, mais ou menos, um minuto (depende da rotação impressa ao aparelho), obtém-se uma espécie de creme esverdeado.
4) A mistura obtida deve ser guardada longe da luz e, de preferência na geladeira (envolver o frasco em embrulho escuro, folha de alumínio ou vidro de cor âmbar). Fora da geladeira não azeda.

Posologia

Adultos: tomar 3 colheres de sopa no dia: manhã, meio dia e noite, uns quinze minutos antes da refeição, quando as pepsinas do organismo estão prontas para entrarem em ação, e assim, levarem os alimentos até os confins do corpo. O álcool ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e favorece esta viagem de limpeza. Agitar o frasco antes de tomar. Iniciado o tratamento tomar todo o frasco.
Crianças: se está doente, a dose é a mesma do adulto. Mas, se for tomá-la como reforço ao seu sistema imunológico, deve-se começar com uma colher de chá e ir aumentando até a dose maior.
Diabéticos: se você é diabético e tiver receio que o mel, não sendo genuíno, poderia agravar seu problema, triture a babosa e a bebida destilada de sua escolha, usando batida de fruta, legume ou verdura, para criar o contraste (em lugar do mel).
Em relação ao mel, a propósito, há pessoas que são alérgicas ao produto. Se for o caso, isto é, se a pessoa for alérgica ao mel, poderá experimentar prisão de ventre. Evite o problema, substituindo o mel cada vez que se serve do preparado, como faz o diabético, isto é, substituindo-o por fruta, verdura ou legume.

Duração do Tratamento

Iniciado o tratamento, ingerir o conteúdo todo do frasco. Se o problema for câncer, terminada a primeira dose, submeter-se a exames médicos. O resultado das análises dirá a atitude cabível. Se não houver cura nem melhoras, é preciso repetir a operação, observando-se curto intervalo de tempo (três, cinco ou sete dias). Tal procedimento (de repetir a dose) deve-se tê-lo tantas vezes quantas forem necessárias para eliminar o mal. Somente após os primeiros três a quatro frascos sem êxito desejado deve-se recorrer a uma dose dupla, ou seja, duas colheres de sopa antes das refeições. Há casos de pessoas que, mesmo em fase terminal, com um frasco e uma colher antes de comer, conseguiram livrar-se do mal.

Reações

As reações podem surgir devido ao organismo estar eliminando as toxinas: desarranjo intestinal, coceiras, pequenas manchas na pele (podem aparecer até bolhas), fezes mais fétidas, urina mais escura, erupções nas pontas dos dedos, etc. os portadores de câncer não devem suspender o tratamento porque isso é um bom sinal; um bom sintoma que significa que o preparado está produzindo os seus efeitos.

Contra-Indicação

Desaconselha-se este preparo para gestantes e mães que amamentam. A casca da planta possui uma substância chamada Glicosídeo Barbalóide, que age sobre as células do intestino grosso, podendo provocar parto prematuro por causa do possível aumento das contrações internas.

Bibiografia

“O Câncer tem cura” do Frei Romano Zago, Editora Vozes.

Composição

1) Lignina: substância semelhante à polpa, existente numa formação com celulose. Compõe o gel da folha da babosa. Sua presença denota uma grande capacidade de penetração na pele humana. Desconhecem-se, no momento, suas propriedades medicinais.
2) Saponinas: são glicosídios que possuem não somente capacidade antisséptica e de limpeza, mas são, também, soberbos agentes saponificantes, muito usados em cosméticos, tais como os xampus.
3) O composto antraquinônico: as antraquinonas são compreendidas como agentes laxativos, conhecidas como formidáveis exterminadoras de doenças. Sabe-se que as antraquinonas são agentes bactericidas valiosos, na mesma linha tradicional dos antibióticos, com muitas de suas propriedades, porém com menor toxicidade e maior capacidade virucida.
3.1) Aloína: é uma resina livre, um extrato hidrossolúvel da babosa. Apresenta uma cor que vai do amarelo-limão ao amarelo-escuro. Gosto intensamente amargo. Escurece ao contato com o ar e com a luz. Tem ação catártica.
3.2) Barbaloína: derivada da babosa em apresentação cristalina, aumenta a potência da antraquinona. Catártico, com efeitos espasmódicos sobre o aparelho digestivo, a barbaloína é considerada eficaz como analgésico.
3-3) Isobarbaloína: é um isômero da barbaloína e, subseqüentemente, mais concentrado.
3.4) Glicosídio barbaloína: é uma resina cristalina formada da babosa. Os produtos dele transformados são as antraquinonas compostas, o antraceno, os antranóis e o ácido acético, especialmente eficazes como inibidores da dor; contém propriedades antibióticas pronunciadas.
3-5) Aloe emodin lemodin: é uma forma amarela cristalina da babosa. 0 nome é hidroximetilantraquinona. Conhecido por seus efeitos laxantes, possui certas qualidades antiinfecciosas relacionadas a muitas antraquinonas. Testados individualmente para observar sua capacidade para inibir o Stafllococcus aureus, o Aloe emodin e o emodin falharam; testados em conjunto, com o gel da folha, provaram ser bacteriostáticos contra largo espectro de bactérias.

3.6) Ácido aloético: sua referência técnica é a hidroximetilantraquinona, ácido aloético e Aloe purpura. É um derivativo do Aloe emodin. Suas contribuições efetivas de cura são desconhecidas, a não ser sua participação na antroquinona composta.

3.7) Óleo etéreo; o extrato líquido, relacionado ao óleo de éter, contém muitas propriedades anestésicas e analgésicas encontradas no éter, menos a toxicidade específica.
3.8) Ácido crisofânico: a metilantraquinona derivada do Aloe emodin é conhecida pelo tratamento eficaz de doenças crônicas da pele, tais como a psoríase e a tricofitose.

3.9) Ácido cinâmico: é relacionado aos compostos do cinamomo e com elevada atividade carminativa e digestiva; estes ácidos são considerados úteis como germicidas, fu-gincidas e detergentes.
3.10) Ester do ácido cinâmico: é uma enzima hidrolisante ou proteolítica, produzida pela ação do ácido cinâmico no corpo humano. Isto perpetua a decomposição enzimática do tecido necrosado e pode atuar como analgésico.
3.11) Resistanóis: o álcool é derivado dos ácidos cinâmicos, que é interativo com eles; os resistanóis são considerados como possuidores de certas capacidades bactericidas, embora, testando-as isoladamente, não o mostrem.
4) Ingredientes inorgânicos e minerais: são classificados como elementos minerais no corpo humano. São nocivos em grandes quantidades e também quando estão ausentes. São interativos com certas vitaminas, com as co-enzimas e com as enzimas proteolíticas.
4.1) Cálcio: é reconhecido como sendo essencial ao corpo humano. Talvez igual à importância do ferro, é especialmente necessário para o crescimento dos tecidos ósseos jovens ou para a regeneração de tecidos ósseos danificados. É, invariavelmente, interconectado com o fósforo. Excesso de cálcio no organismo pode criar deformações ósseas anormais, depósitos calcificados e tecidos endurecidos; carência do mineral causa formações ósseas fracas. Sua importância na reconstrução dos tecidos é incomensurável.
4.2) Sódio, potássio e clorina: são sais básicos do corpo e estão fortemente inter-relacionados entre si. O sódio e o potássio são particularmente importantes ao corpo humano, porque essenciais à regulação do metabolismo. Os sais de potássio são fatores essenciais na facilitação da expansão e da contração muscular, na retenção da água e no equilíbrio da química corpórea. O sódio é imperativo ao equilíbrio normal da água; especialmente importante na regulação do metabolismo adulto e necessário para a estabilização dos hormônios adrenalínicos, como as aldosteronas. A clorina é menos significativa por si, no sentido de que não existe um mínimo estabelecido, mas é importante na formação do cloreto de sódio e do cloreto de potássio e em outros minerais de combinações clorádicas. Os três elementos são essenciais na regulação do fluxo de outros elementos na química do corpo e facilitam o fluxo natural do processo de cura.
Deficiências destes elementos minerais podem causar efeitos graves no corpo. Carência de potássio pode explicar constrições musculares (cãibra), vertigem e até cegueira temporária. Deficiência de sódio pode trazer extrema perda de energia, náuseas e sérios problemas metabólicos. Muita clorina no organismo pode causar uma agressão tóxica e produzir infecções peculiares. Pressão alta bem como complicações cardiovasculares podem explicar-se por excesso de sódio no organismo.
4.3) Zinco: talvez o mais largamente utilizado em traços minerais. Não existe nenhuma quantidade mínima nutricional estabelecida para o zinco no organismo, embora haja um nível estabelecido de importância. Está intimamente associado às proteínas dos alimentos e é predominante em algumas fontes de grão natural e nos peixes. As disfunções causadas pela falta do zinco explicam problemas de anemia e hipoglandismos. Achados recentes indicam o zinco diretamente ligado à potência sexual e complicações gênito-urinárias. Prostatites, em grande número de homens, têm sua explicação na deficiência de zinco. O excesso de zinco inibe o efeito de outros minerais, especialmente o ferro.
4.4) Manganês: considerado essencial ao ser humano. Encontra-se nos ossos, fígado, na pituitária, na glândula pineal e glândulas mamárias. A falta deste elemento mineral causa crescimento retardado, desordens nervosas e infertilidade.
4.5) Magnésio: está relacionado, em suas propriedades e composição química, ao manganês, mas conduz funções diferentes. Encontra-se predominantemente no fígado e nos tecidos dos músculos. Importante para mães que amamentam e para o desenvolvimento dos bebês. Níveis significativos de deficiência de magnésio podem causar a síndrome da má absorção, alcoolismo crônico, hiper-irritabilidade, vasodilatação, convulsões. O magnésio está inter-relacionado ao cálcio e potássio na regulamentação do metabolismo humano.
4.6) Cobre: como elemento metálico, o cobre não é facilmente consumido pelo organismo humano. Somente 30% do cobre ingerido é absorvido; o resto é eliminado pelo processo de excreção. A falta de cobre nos animais causa problemas de anemia, degeneração do sistema nervoso e lesões cardiovasculares.
4.7) Cromo: é significativo no organismo humano, especialmente por suas ativações de enzimas através da síntese de ácidos graxos e de colesterol. Fica estocado sobretudo no baço, rins, testículos, coração, pulmões e cérebro.

É encontrado em muitas enzimas e em moléculas de RNA. O organismo deficiente de cromo será especialmente susceptível ao retardo da tolerância glicósica e será muito susceptível ao açúcar relacionado a doenças como diabete.

Não há nenhuma indicação de que a babosa contenha ferro ou minerais sulfúricos, embora contenha derivados mucopolissacarídeos como a metionina e a cistina, que são sulfatos aminoácidos. O que se sabe é que existem elementos possíveis nos mucopolissacarídeos do gel da folha que são capazes de estimular a atividade mineral no organismo humano.
A importância dos minerais como agentes curativos no organismo humano é uma questão aberta, discutível, mas não existem dúvidas que, quando um corpo está doente ou os tecidos encontram-se danificados, os minerais são imperativos para reconstituí-los. Os minerais são de difícil absorção e facilmente são excretados pelo corpo. Sua participação no processo de cura exige sua reposição como uma necessidade.
5) Falar sobre vitaminas é abrir amplo debate. E assunto, em muitos aspectos, polêmico. Cada vitamina tem seus proponentes e também seus detratores. As dosagens mínimas apresentam certa unanimidade, mas os níveis máximos ainda não foram estabelecidos. Assim, é convenção que ingerir vitaminas A e K, em altos níveis, pode criar efeitos negativos, tais como bloqueios circulatórios e talvez danos cerebrais. A vitamina B6, ingerida em grandes quantidades, seria responsável pela debilitação do organismo. Mesmo no tempo de tantos conhecimentos, ainda não sabemos suficientemente o quanto sejam necessárias as vitaminas para a nutrição, bem como o papel real delas sobre o corpo humano. Não sabemos que tipos de vitaminas são essenciais à nutrição nem se são vitais à sobrevivência do corpo. Na prática, se o organismo se debilitar ou adoecer, são as vitaminas os primeiros elementos que necessitam ser repostos para que o organismo recobre a saúde.
Não se pretende afirmar que a babosa contenha todas as vitaminas necessárias para recolocar nutrição perdida durante a doença. Afirma-se que há vitaminas presentes no gel da folha da babosa. Vamos a rápidas informações sobre as vitaminas essenciais presentes na babosa.
5.1) Vitamina B1; também conhecida como tiamina ou orizamina, atua como uma co-enzima no metabolismo. Está relacionada diretamente ao apetite, ao crescimento dos tecidos humanos, à digestão, a atividades nervosas e à produção de energia. Sua ausência causa edema sangüíneo e neurites.
5.2) Niacinamida (niacim): é uma combinação enzimática de ácido nicotínico e enzimas triptofânicas. Sua atividade nutritiva no corpo é importante, diria, essencial. Não somente supre um agente co-enzimático com eficácia contra doenças e dermatoses, como também supre, de hidrogênio e colina, os agentes do metabolismo, sendo uma fonte de energia básica.
5-3) Vitamina B2: mais conhecida como riboflavina, atua como uma co-enzima no sistema respiratório. É a primeira constituinte das proteínas dos condimentos, essenciais na manutenção da saúde da pele, redução das oxidações dos sistemas e tecidos do olho. É o principal agente na revitalização do sangue; sua ausência pode trazer anemia.
5.4) Vitamina B6: mais conhecida como piridoxina, é uma co-enzima em muitas fases do metabolismo do aminoácido e é essencial à formação do crescimento. É a vitamina "doadora da vida". Embora suas propriedades interativas na regeneração dos tecidos não sejam medidas, sua importância, para a estrutura do aminoácido do corpo, não pode ser negada.
5.5) Vitamina C (ácido ascórbico): provavelmente a vitamina mais conhecida do mundo é contida no complexo da babosa. A vitamina C é mais conhecida ou proclamada como preventiva de doenças. Em doses elevadas e contínuas, previne desde resfriados até infecções estreptocócicas e tornou-se o tratamento mais conhecido no mundo contra catarros e gripes. Cientistas há que combatem tais crendices, porque a vitamina C tem falhado em testes. É certo que ela é um catalisador para o organismo humano, aumentando o nível de tolerância aos resfriados e gripes, além de funcionar no metabolismo das enzinas por promover o crescimento dos tecidos, a cura das feridas, a síntese dos polissacarídios e a formação do colágeno. Combate a infecção e é essencial na formação dos ossos e dentes.
5.6) Vitamina E: farmacologicamente, pertence à família dos tocoferóis, sintetizada como atocoferol. Conheceu-se por "fator x". Talvez o aspecto menos conhecido da babosa seja o que esta vitamina representa. Está relacionada à saúde da pele, ao crescimento do tecido saudável, especialmente dos tecidos que requerem a máxima eficácia dos ácidos graxos, órgãos como fígado, rins, intestinos e genitais. Promove a produção saudável da medula óssea e do tecido sadio. Sua falta no organismo pode causar problemas de pele, anemia e deformidades ósseas. Em altas doses, ajuda a eliminar infecções. Usada tópica e internamente, trata pacientes com queimaduras. Existem registros que indicam que é eficiente contra agentes carcinogênicos encontrados no alcatrão dos cigarros e nos gases como os nitritos e outros, altamente tóxicos. Tem longa tradição como sendo eficaz nas insuficiências respiratórias, pneumonia e asma. Ela protege os ácidos graxos, absorvendo-os e ajudando-os a fazerem uma rápida conversão em proteínas, para que auxiliem na eliminação das moléstias. Encontra-se presente, em grande quantidade, no gel da folha de babosa, sob forma de oxidotocoferol.
5.7) Colina: é ainda enigmática no organismo humano. Faz parte do grupo de vitaminas do complexo B, mas não atua sozinha. Funciona bem com a vitamina E, sobretudo no metabolismo dos tecidos graxos e da atividade enzimática. Funciona para prevenir distúrbios do fígado e dos rins, sendo essencial na regeneração dos tecidos.
5.8) Ácido fólico: é outra vitamina que funciona melhor em conjunto com outras vitaminas, em particular com as do grupo B. É estimulada pelo ácido ascórbico (vitamina C), o que parece ajudar sua participação na atividade enzimática. O ácido fólico foi considerado muito útil na estrutura do sangue e no combate à anemia.
É preciso frisar que o conteúdo vitamínico da babosa, em todas as vitaminas e minerais presentes, é encontrado em dosagens mínimas requeridas para o uso diário. E tarefa da técnica e da medicina completar o que falta à planta diante das necessidades de um organismo deficiente. Mesmo que algumas vitaminas e sais minerais estejam presentes em quantidade modesta, sabe-se de sua importância como o seu efeito disparador que muitas delas possuem uma sobre as outras, e sobre a sua atividade enzimática no organismo. Segundo padrões comuns de medidas científicas, as vitaminas e sais minerais podem não ter crédito específico nos processos de cura. A maioria tem falhado nas formas isoladas de testes de laboratório. Acontece que é o conjunto dos ingredientes que pesa ou deve pesar. Haveria, pois, um ingrediente ativo que desvende o mistério da babosa, de maneira que sua credibilidade possa ser fixada objetivamente e sua respeitabilidade seja permanente, de uma vez por todas? A resposta é que o ingrediente ativo age por sinergismo.

Sinergismo significa, literalmente, a ação conjunta de dois ou mais agentes para criar um efeito sobre o todo, que é maior do que a soma das partes. Compreendido tal princípio, esclarece-se que muitos elementos, que prometem notáveis poderes de cura, considerados essenciais ao processo vital de um corpo saudável, quando tomados isoladamente, na maioria dos casos, falham ou podem produzir resultados duvidosos. Parece claro, até aqui, que muitos dos compostos antraquinômicos, dos minerais, das vitaminas, quando disparados sinergeticamente, apresentam efeitos diferentes, animadores, o que pode não se constatar em laboratório. Nunca será frisado suficientemente este sinergismo para se entender os componentes da babosa. É o conjunto que torna a planta perfeita. O mal dos testes é que analisam uma parte, e esta pode não atender à expectativa da hipótese e aí se conclui pela ineficácia do todo...
6) Os mucopolissacarídeos, identificados na babosa: são celulose-glícose, manose, ácido urânico, aldonentose e L. triarmose.
7) As enzimas (incluindo os grandes complexos proteo-líticos), identificadas no gel da babosa: são a oxidase, a catalase, a amilase, a celulase e a aliinase.
8) Os aminoácidos, identificados no gel da babosa: são lisina, treonina, valine, tionina, leucina, isoleucina, fenilanina, histidina, arginina, hidroxiprolina, ácido cuparático, serina, ácido glutamico, prolina, glicerina, alanina, cistina e tirosina.
Pode parecer que a lista seja muito longa. Na verdade deveria ser muito maior. No caso das enzimas, constam apenas cinco. Da evidência dos açúcares redutores e dos aminoácidos, pode-se presumir a existência de, no mínimo, outras vinte a trinta enzimas. Segundo as últimas estimativas, existem cerca de 900 enzimas identificadas no corpo humano, E são muito mais.
No caso dos aminoácidos, a situação é mais complexa, Existem 22 aminoácidos que necessitam estar presentes no corpo humano saudável. Oito deles são considerados essenciais, porque podem fabricar outros aminoácidos no organismo. Pois na babosa são encontrados 20 dos 22 aminoácidos, bem como sete dos oito aminoácidos essenciais. O oitavo, o triptofano, que parecia que nunca seria identificado, é conhecido como um constituinte do complexo niacinamida; sua presença na babosa é vista com fortes probabilidades. Tão certa é a possibilidade de sua existência que a presença do complexo aminoácido na babosa é completa. Além disso, estes aminoácidos podem se combinar matematicamente num número espantoso de combinações. Tudo o que tentamos fazer é dar um exemplo do grande potencial de cura existente na babosa.